Sobre Nós
Fundada em 2005, com a missão de impulsionar e propagar a produção teórica do movimento revolucionário brasileiro, a Editora Seara Vermelha cumpriu um papel fundamental em descortinar os caminhos opostos pelos quais cindira, dali em diante e para todo o sempre, o movimento operário e popular do Brasil.
No tempo em que vivemos, de aprofundamento de todas as contradições fundamentais de nossa época e sua agudização extrema entre nação e imperialismo, bem como entre o povo e o governo naquelas nações oprimidas, cujos são lacaios do imperialismo. Uma época em que, sacudidas pela crise do sistema imperialista e por suas guerras de rapina por nova repartilha do mundo entre suas superpotências, potências, respectivamente, as nações invadidas levantam-se em lutas armadas de resistência nacional e as populações empobrecidas tanto das nações oprimidas quanto as das próprias nações imperialistas, se explodem em levantamentos populares e, inclusive, de luta armada, na defesa dos direitos suprimidos e das liberdades democráticas ameaçadas pela escalada direitista e fascista, lutando pela construção de um novo mundo. Nessa seara revolucionária o terreno é fértil e devemos cultivá-lo de forma aguerrida.
Desde nossa última publicação, várias iniciativas no campo popular, democrático e revolucionário, cumpriram com grande competência e sacrifícios essa pesada tarefa de ser uma editora independente na difusão do pensamento científico em todas as áreas da atividade humana, especialmente na esfera da luta de classes social e de libertação nacional, bem como do melhor da cultura de nosso povo e dos povos de todo o mundo. Esta é ao mesmo tempo uma luta por sobreviver nesse sistema selvagem de exploração e opressão. Temos orgulho de estarmos persistindo no combate. A reativação ou renascimento da Seara Vermelha, tem este significado e esta importância.
Dizemos a nossas leitoras e nossos leitores, que continuamos comprometidos com tais valores. Acreditamos que com estilo de trabalho duro, de vida simples e colaboração mútua entre os que veem justeza neste projeto, podemos vencer cada obstáculo e contribuir para a causa da construção do novo mundo. Com seu apoio, queremos ser capazes de contribuir na arena do acesso ao conhecimento com as lutas definidoras de nosso tempo através de uma concepção materialista dialética e histórica do mundo. É nosso dever propagar obras literárias históricas, científicas e revolucionárias. A Editora Seara Vermelha toma parte na luta revolucionária e progressista.
A vasta gama de material literário que reflete a vida das massas e suas lutas por seus anseios mais elevados, a magnitude do avanço da humanidade e sua busca por sua completa emancipação devem ser difundidas e sua criação impulsionada.
“Cai, orvalho de sangue do escravo
Cai, orvalho na face do algoz
Cresce, cresce, seara vermelha
Cresce, cresce, vingança feroz…”
Castro Alves